CAMPANHA “DESCUBRA A MADEIRA”

A Associação de Promoção da Madeira, em parceria com a Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), lançou entre 2016 e 2017 uma campanha publicitária sob o mote “Descubra a Madeira”. Esta ação conta com a participação de três “embaixadores”, personalidades bem conhecidas do público português, os atores Cláudia Vieira, Jéssica Athayde e Lourenço Ortigão, uma estratégia publicitária assente em três eixos principais – “Lifestyle, Natureza e Mar”.

A campanha foi inteiramente filmada e fotografada no arquipélago da Madeira e resume as experiências únicas e diferenciadoras que cada um dos embaixadores vivenciou, convidando o público em geral a descobrir a Pérola do Atlântico.

Esta estratégia promocional tem como objetivo assegurar o reforço da notoriedade da marca Madeira, através de outros suportes gráficos, nomeadamente materiais de merchandising e brochuras, que servirão de suporte aos Tour Operadores e Agentes de Viagens nacionais na divulgação da Região junto do mercado nacional.

Esta campanha vem de um conceito cada vez mais voga na nossa sociedade, o digital storytelling. Vivemos hoje num contexto cultural e tecnológico onde os consumidores sabem (quase) tudo sobre uma marca. Em consequência, as empresas são avaliadas pelos consumidores por muito mais do que apenas os seus produtos, ao contrário do que acontecia há 40 ou 50 anos. Os valores da marca, a forma como esta se posiciona perante questões sociais e as emoções que evoca são, por isso, extremamente relevantes para os consumidores e conteúdo de enorme potencial num contexto de construção de uma história relevante (brand storytelling).

Para criar esta história, esta narrativa, é necessário ter uma ideia criativa com um poder emocional forte, a partir de um insight genuíno e verdadeiro acerca da relação entre o produto e a vida. Assim, o storytelling constitui uma oportunidade incrível de comunicação para as marcas, quando estas são capazes de, com os consumidores, construir uma história com um conteúdo que dá significado, sentido e um peso emocional forte à presença do produto nas suas vidas, nos seus grupos e nas suas comunidades.

E neste caso depois de criarem as narrativas para os anúncios, pensaram que elas iriam ter mais destaque se os seus “atores” fossem conhecidos, pois assim conseguiriam chamar mais a atenção para esta região, que apesar de separada fisicamente do nosso continente, faz parte das maiores riquezas naturais e culturais de Portugal.

 O anúncio desta campanha, que acho que melhor se enquadra na vertente cultural é o do Lifestyle, protagonizado pela Cláudia Vieira. Aqui para além de ser demonstrada a beleza natural da ilha, também é realizado um roteiro, onde vemos tradições, cultura e pessoas.

https://www.youtube.com/watch?v=IKwuF2QK8MU

https://www.youtube.com/watch?v=ROI39w4S-jY&feature=youtu.be

https://www.youtube.com/watch?v=jl27i05_lb8&feature=youtu.be

Um outro anuncio que nada tem a ver com a madeira, mas que achei muito tocante, próximo e extremamente comovente, que são algumas das características que uma narrativa destas deve ter, foi o seguinte: https://www.youtube.com/watch?v=-tgQE8lXdNs

É de uma empresa de câmaras de vigilância e que acho que está realmente muito bem conseguido, toca mesmo na emoção do espectador. Percebendo apenas no fim que se trata de um anuncio comercial.

Sara Carneiro

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s