HONY e Projeto Descubra

O que começa como a vontade de compartilhar diferentes histórias toma uma proporção maior e ganha novos objetivos (a serem alcançados por meio dessas histórias). Do outro lado do mundo, um projeto que já nasceu com um objetivo claro o faz por meio de histórias com pontos de vista em primeira pessoa.

Humans of New York

HONY

O que começou como um projeto fotográfico com o objetivo principal de fotografar 10 mil novaiorquinos tomou um novo rumo quando seu criador, Brandon Stanton, decidiu entrevistar as pessoas fotografadas.

A princípio, as micro histórias contadas por meio de aspas dos entrevistados começaram a ganhar seguidores pelas redes sociais, pessoas que se identificavam com muitas das experiências compartilhadas de uma forma tão simples: uma foto e um pequeno texto.

Com a dimensão que o trabalho tomou, Staton decidiu usar as histórias captadas com novos objetivos: ajudar. O HONY já arrecadou dinheiro para escolas públicas de Nova York, já ajudou – durante uma série especial na Síria – a obtenção de um visto para uma refugiada de guerra cuja história tocou todos os seguidores da página.

Mais recentemente, Staton apresentou uma nova série a seus mais de 20 milhões de seguidores: a Rohingya Refugees Series. Em um campo de refugiados em Bangladesh, o criador do HONY conheceu e apresentou várias histórias de um povo expulso de suas próprias casas no Myanmar, por militares e extremistas religiosos.

Mas a série teve um objetivo maior: arrecadar dinheiro para construção de 2000 casas de bambu, para proporcionar melhores condições a essas famílias. Ao final da campanha, as doações de mais de 35 mil pessoas renderam US$1.836.000, o que vai possibilitar a construção de mais de 3000 casas.

Em meio a tantas campanhas, Staton encontrou um meio de trazer as histórias dessas pessoas para bem mais perto de cidadãos de todo o mundo, promovendo uma sensibilização maior do que as notícias de muito mídia de massa.

Atualmente, o HONY já tem livros publicados, documentários realizados e segue com sua página oficial e suas redes sociais.

Projeto Descubra

Criado no Ceará, no Brasil, o Projeto Descubra nasceu com objetivos traçados: apresentar diferentes cidades. Como? Por meio de um ponto de vista de primeira pessoa, como quem conta a história de um visitante real a determinada cidade, convidando o espectador a uma imersão por diferentes sentidos, apresentando vistas, sons, músicas, comidas, entre outros elementos.

O que teve início na cidade de Fortaleza, hoje já viajou por outras grandes cidades do Brasil e, mais recentemente, está preparando um vídeo em Lisboa. A ideia é ir além de reportagens sobre pontos turísticos, aproximando-se ao máximo do que seria a experiência do visitante, o contato com a cultura local, a vivência gastronômica, em hotéis, pelas ruas, sempre colocando o espectador no ângulo principal.

Sabryna Esmeraldo

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s