Troy Library: Book Burning Party

Qual o poder de uma história? É possível criar reflexão e mobilização social através do digital storytelling?

Pois foi exatamente o que aconteceu em 2011, na cidade de Troy, Michigan, nos EUA.

A criação de uma campanha irreverente associada a uma instigante digital storytelling foi capaz de preservar a existência e continuidade de uma biblioteca pública, a Troy Library.

Tudo começou com a crise e dificuldades económicas enfrentadas pela cidade que, em 2011, precisou realizar um corte nos gastos públicos, o que incluía a Troy Library.

A única alternativa para que a biblioteca continuasse funcionando com o financiamento público seria então o aumento dos impostos em 0.7%, o que corresponderia ao valor necessário para manter a biblioteca por 5 anos.

Dessa forma, foi agendada uma votação entre os moradores de Troy para que decidissem se eram a favor ou contra o aumento do imposto e a consequente continuidade da biblioteca.

troy v

Entretanto, apesar da maior parte da população se mostrar a favor da proposta em pesquisas anteriores, uma organização anti-tributação, que contestava qualquer aumento de impostos públicos, ameaçava a vitória do SIM nas urnas, o que poderia  culminar no fechamento da biblioteca.

book party

Como forma de mobilizar a população e garantir a sobrevivência da Troy Library, foi então criada a digital storytelling Troy Library: Book Burning Partydisponível no vídeo abaixo.

Essa digital storytelling foi criada pelo publicitário Leo Burnett, que disse que o objetivo principal da campanha era mudar a discussão e o foco dos impostos e taxas para a biblioteca em si, aumentando, assim, as chances do SIM ganhar nas urnas.

O objetivo inicial foi alcançado e a Troy Library foi mantida e se encontra em funcionamento até hoje, sendo um orgulho para os cidadãos de Troy.

Além disso, a campanha foi tida como um sucesso e a agência responsável ganhou o prémio “Gold Effie 2012”, dado a campanhas de marketing excepcionais.

 

Saiba mais em:

Troy PL’s Battle for Survival: Anti-Tax and Book Burning Threats

Digital storytelling: How to tell a story that stands out in the digital age?

The Book-Burning Campaign That Saved a Public Library

 

Marinna Leal

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s