How to make plastic fantastic?

Barbie-Dumps-Ken-for-Australian-Hunk-1

A Barbie sempre foi líder na arte de contar uma história, a Mattel nunca vendeu bonecas mas sim potencial, encanto, imaginação, e, de forma discutível, um certo poder no feminino.

Ao entrar na era digital a mais famosa boneca de plástico confronta-se com, não só a perda de cota de mercado, como também a alteração de dinâmicas de fruição, sendo necessária uma adaptação e transição da sua narrativa.

market share

A barbie passou a explorar a valências do “content marketing” para se tornar mais “real” no quotidiano das crianças mas também para se perpetuar na imaginário dos mais velhos.

É nesse ambiente que, tentando preencher o gap entre gerações e entre diferentes medias, surge o seu posicionamento online com narrativas costumizadas para determinadas campanhas. “Toys really need to adapt to this new era.” – defende Margo Georgiadis, chief executive officer.

How to make plastic fantastic?

Em 2004, na véspera do dia de S. Valentim, foi anunciada a separação entre a Barbie e o Ken. Ao fim de 43 anos juntos, o casal de plástico mais famoso do planeta punha um término na relação.

“This is an announcement we thought we’d never make,” said Barbie’s publicist, Ken Sunshine. “I will confirm that Ken and Barbie are going to go their separate ways.”

“The flame of love has gone out,” said Ken’s publicist, A. Russell Arons

As declarações dos dois Relações Públicas continuam, tanto sobre o formato da separação como sobre o efeito que esta terá nos lares americanos. A notícia tornou-se viral no Estados Unidos e teve uma grande adesão do público, que entrou na narrativa nos canais digitais onde estava a ser contada – uma narrativa sobretudo emocional.

A história continua com rumores de que a Barbie trocou o Ken pelo Blaine, um surfista australiano. Em 2006, a Mattel reformulou o Ken, e declarou que estava “um homem mudado”, exalando “um novo senso de seu próprio estilo pessoal”. Na sequência, a Mattel lança uma campanha, sobretudo com envolvimento digital, para pedir a ajuda do público para o Ken reconquistar a Barbie.

I want you back

O casal, que por esta altura já se exibia nas redes sociais, vê-se exposto à dinâmica de Twitter e Facebook. Finalmente, em 2011, também na véspera de S. Valentim, depois de um arco dramático algo longo, em que o Ken procurou recuperar a Barbie e ambas as personagens sofrem alterações interna, é feito o anúncio de que o casal estava junto novamente.

Ken twitt

Desde a reconciliação, o casal compartilha as contas do Twitter e Facebook da Barbie.

Telma Luís

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s