Google: The Data Center Mural Project

Os centros de dados da Google são sedes físicas onde ficam armazenadas as informações pesquisadas no buscador, os arquivos criados no Google Docs, as palavras sugeridas pelo Google Tradutor e as direções apresentadas pelo Google Maps. Em 2016, a empresa fez uma ação chamada The Data Center Mural Project, com o objetivo de acabar com a ideia de que esses centros de dados são ambientes frios e puramente digitais. Para isso, convidou artistas para pintarem as paredes exteriores de alguns desses centros (situados nos Estados Unidos, Irlanda e Bélgica), levando cores e novos significados para os trabalhadores da empresa e também para os usuários.

Google-Jenny Odell

A iniciativa da Google dá visibilidade à arte urbana, torna mais agradável a rotina das pessoas que trabalham nesses centros e dá destaque para a grande estrutura que a empresa tem para fazer com que a informação chegue em segundos – ou milésimos de segundos – à vida das pessoas. As pinturas, bem coloridas e alegres, fazem alusão à modernidade e a tecnologia. O mural do artista americano Jenny Odell, por exemplo, usou como base as imagens do Google Maps feitas por satélite. Já o mural feito pelo belga OLI-B se baseou na nuvem de dados.

google-olib

A ação contou com um vídeo de apresentação, em que contextualiza os centros de dados e a importância de incluir a arte nesses locais. No vídeo, com pouco mais de 2 minutos de duração, um narrador faz a abertura e conduz a história. Depois, alguns depoimentos reforçam a narrativa. Na sequência, foram feitos mais quatro vídeos, um com cada artista participante.

Gabriela Cantergi

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s