Aplicativos em prol da saúde e da educação (de forma divertida!)

Saúde e educação estão entre as áreas para as quais mais são desenvolvidos aplicativos atualmente. De modo a tornar o aprendizado mais eficaz e a dinamizar o cuidado com o corpo, são vários os apps apostando em elementos de jogo em sua interface e dinâmica.

Cada lição é um jogo

duolingoSucesso pelo mundo, o Duolingo é um aplicativo para o aprendizado de idiomas. A proposta é simples, você escolhe a língua estrangeira que deseja aprender, faz um pequeno teste de nível para o aplicativo saber quais desafios libera para o novo usuário e começa a jogar! Digo, aprender! Ou os dois.

Com uma interface de jogo, o Duolingo dá pontos por respostas certas, prêmios por avanços de nível e certificado por conclusão do curso. Respostas erradas lhe custam corações. E as lições são lembradas pelo próprio aplicativo, que manda e-mail e notificações (caso o usuário queira) com o lembrete que o aluno está devendo algumas lições.

Além de uma dinâmica em que cada lição trata de um assunto específico do idioma, o aplicativo oferece ainda a possibilidade de o usuário praticar a língua escolhida em qualquer lugar, dada a portabilidade de dispositivos smartphones ou tablets, por exemplo.

A ferramenta, que surgiu com a proposta de democratizar o aprendizado de idiomas, já é sucesso por várias partes do mundo. Seu uso, inclusive, já foi adotado em escolas, ambiente no qual a proposta de jogo do app é muito bem recebida, conforme exemplo abaixo:

 

Beba água e salve sua planta!

Todos sabemos a importância do consumo equilibrado de água no decorrer do dia. As rotinas agitadas e o corre-corre dos ambientes de trabalho, porém, se tornaram empecilhos até para um hábito tão natural. Como resultado, muitas pessoas se viram esquecendo de tomar a quantidade ideal diária de água. Para ajudar neste ponto, muitos aplicativos surgiram, mas um deles veio com uma proposta diferente: o Plant Nanny.

Como o nome indica, você se torna uma babá de uma plantinha. Conforme você bebe água e avisa ao aplicativo, sua plantinha vai crescendo. O que parece algo simples e pouco envolvente ganha outras características quando visto mais de perto. Logo ao acessar o app, o usuário dá informações sobre peso e atividade física, por exemplo. A ferramenta te dá, então, a quantidade de água que deves consumir por dia. A partir daí, você personaliza sua experiência.

Podes escolher a plantinha (embora outras plantas só sejam liberadas após alcançar outros níveis de pontuação), pode dar um nome a ela. Podes escolher o jarro em que ela vai ficar e o ambiente no qual irá colocar o jarro. Sementes (que servirão para comprar outras plantas) podem ser conquistadas conforme os objetivos forem sendo cumpridos com disciplina. Esquecer de tomar água e de dar água para sua plantinha pode matá-la (mas antes ela ficará bem triste!).

De forma leve e envolvente, o aplicativo convida o usuário a retomar um hábito por meio de um ambiente de jogo.

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s