Portal Arkos: Gamificação e Literatura

No Portal Arkos, respostas sobre livros rendem pontos, medalhas e adesivos virtuais aos jovens leitores.

A iniciativa brasileira foi inspirada em portais da Europa e dos EUA, e foi desenvolvida com o intuito de estimular o gosto e a prática da leitura nos jovens através de estratégias de gamificação.

O jovem tem acesso ao portal a partir de um cadastro e, uma vez logado, pode procurar pelo livro que leu e responder um quizz sobre o conteúdo das obras. Ao acertar, ele ganha pontos, medalhas e adesivos virtuais, além da possibilidade de subir de nível.

arkos como funciona

O Portal oferece ainda livros gratuitos mas, para ter acesso ao conjunto de perguntas e atividades, é necessário realizar uma assinatura paga no valor de R$ 14.90 reais mensais, com direito a um mês grátis para testar. Atualmente, são disponibilizadas perguntas para cerca de sete mil livros infantis.

livros

O Portal Arkos busca atuar junto aos pais e responsáveis, além de professores e escolas. É possível realizar um acompanhamento do desempenho da criança ou jovem e ainda é oferecido apoio para melhorar o desempenho e perceber quando esses jovens precisam de algum tipo de ajuda.

O sucesso da ferramenta, tanto entre crianças quanto entre pais e educadores, resulta no aumento do número de livros lidos por ano pelos alunos. Com a Arkos, a média de livros lidos pelo aluno vai de 1 livro por mês para 5 livros por mês.

 

trofeu

 

Além do Portal permanente, a Arkos realiza anualmente o Campeonato Arkos de Leitura, que em 2017 completou sua 4º edição. No Campeonato, os jovens competem com usuários de todas as regiões do Brasil ou com os colegas de classe, caso seja realizado um cadastro das turmas pela própria escola ou professores.

As crianças e jovens podem se inscrever em categorias individuais ou em grupo e para participar é necessário ser usuário do portal, pois sua classificação na competição dependerá dos pontos ganhos na plataforma.

Os participantes são divididos por cores de acordo com seus níveis dentro da Arkos. Aqueles que estão mais avançados no hábito de ler vão “subindo de categoria”, nas cores como azul e roxo. Já os que começaram agora ficam com cores como branco e amarelo, para iniciantes. Os jovens que atingem a cor preta participam de uma competição entre os melhores alunos em nível nacional.

Todos os participantes ganham um certificado e os que competem entre os melhores do Brasil ganham um troféu do Arkos.

A iniciativa tem sido reconhecida e divulgada por instituições de ensino, educadores, pais e meios de comunicação.

noticias

 

Para saber mais, acesse:

 

Marinna Leal

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s