NaNoWriMo

nanowrimo1

Todos os anos, o National Novel Writing Month, criado em 1999 pela organização Office of Letters and Lights, promove o mesmo desafio à comunidade literária: escrever uma história, entre o dia 1 e o dia 30 de Novembro, com 50.000 palavras, número que a organização define como o mínimo necessário para o manuscrito de um romance. Para alcançar este objetivo, os participantes devem escrever uma média de aproximadamente 1.667 palavras por dia.

O projeto tem como finalidade impulsionar a escrita, recorrendo ao prazo como incentivo para criar e desenvolver a história. Este acredita no poder transformacional da criatividade, oferecendo a estrutura, inserção na comunidade literária e incentivos para ajudar as pessoas a encontrar suas vozes e alcançar objetivos criativos. Os participantes contam ainda com a ajuda de autores reconhecidos, que vão deixando pep-talks de forma a manter a motivação durante a jornada.

Nanowrimo2

Ao longo do processo, os participantes vão ganhando badges, relativos à participação, escrita e conquistas. O NaNoWriMo promove um grande sentido de comunidade entre os seus escritores, incentivando a partilha, mas também a competição, traduzida nas word battles, quem têm como finalidade o avanço na contagem de palavras. A plataforma vai mostrando gráficos da evolução de cada escritor, fazendo comparações com outros participantes.

nano-stats

No final do mês, após a validação dos projetos, será enviada uma mensagem de parabéns, um diploma virtual, e o acesso a prémios e descontos. Mas o que se destaca como grande recompensa deste desafio é o estímulo para escrever diariamente e a realização pessoal.

Nanowrimo3

Eliana Calado

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s