Banco de imagem recompensa colaboradores com medalhas, troféus e outros distintivos

O Freepik é um dos bancos de imagens gratuitos mais populares do mundo e é utilizado tanto por freelances como por agências digitais. Todos os meses, recebe mais de 30 milhões de visitas de usuários, de mais de 230 países em todo o mundo. O banco foi criado em 2010, tem cerca de 50 funcionários que trabalham no escritório na Espanha e mais de 200 colaboradores externos (designers e fotógrafos), que enviam suas melhores fotos e ilustrações para compor o acervo.

freepik

A maioria dos materiais do Freepik pode ser usada de forma gratuita, desde que o usuário coloque os créditos para o autor. No entanto, existe uma modalidade premium que libera algumas imagens extras, e oferece a possibilidade de o usuário não divulgar a autoria.

freepik-2

Para incentivar a participação dos fotógrafos e ilustradores externos e mantê-los alimentando a rede, o Freepik usa ferramentas de gamificação. Ou seja, recompensa os colaboradores favoritos dos usuários com medalhas, troféus e outros distintivos. A função desses emblemas é destacar os fotógrafos e designers que tiverem uma grande quantidade de imagens “favoritadas” pelo usuários, baixadas ou compartilhadas.

freepik-4

Ao mesmo tempo em que oferecem imagens de graça para a download, os fotógrafos e ilustradores têm a oportunidade de participar de um dos mais importantes bancos de imagem mundiais, montar um portfólio online, ampliar a divulgação do seu nome e trabalho e ainda interagir com o público, que pode deixar comentários e reviews sobre o profissional.

freepik-5

O Freepik, por sua vez, ganha com as assinaturas premium que oferece e, possivelmente, com as informações fornecidas pelos usuários no momento do cadastro. Além do trabalho dos seus 50 funcionários presenciais, que garante que a plataforma seja sempre alimentada com materiais sazonais (por exemplo, fotografias e vetores alusivos ao Natal em dezembro), a participação dos outros 200 colaboradores faz com que exista muita diversidade na rede, fazendo com que o Freepik seja referência na área, e contemplando a busca dos 30 milhões de usuários.

Exemplo de imagem buscada

Exemplo de artista

Gabriela Cantergi

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s