“O Rosto do Porto”

lello.jpg

A Livraria Lello acolheu, no dia 13 de Janeiro, a instalação artística “O Rosto do Porto”, que reuniu 400 bustos de diversas figuras da cidade invicta. Esta instalação foi criada a pensar no 112º aniversário da imponente livraria.

As esculturas criadas por Ester Monteiro, retratam em bustos de barro tanto pessoas anónimas, como figuras conhecidas, mas que representam, celebram e fazem da cidade aquilo que ela é e sempre foi.

A artista construiu os bustos entre o mês de Novembro de 2017 e Janeiro de 2018, um trabalho exigente a que foram dedicadas cerca de 300 horas. Ester Monteiro trabalhou nestes bustos na Livraria Lello e em outros locais emblemáticos da cidade, como o Mercado do Bolhão. Acredita que foi importante desenvolver este trabalho em locais que são procurados por aqueles que visitam a cidade, como por aqueles que os frequentam diariamente.

Personalidades conhecidas como o escritor Richard Zimler, ou do arquiteto Siza Vieira são alguns rostos que podem ser vislumbrados na livraria, assim como de anónimos para muitos, mas conhecidos daqueles que frequentam alguns lugares do Porto, como o busto do Sr. Alcino Sousa, trabalhador do Bolhão.

Esta instalação está exposta no piso superior da livraria e é considerada uma celebração à livraria, ao património da cidade e é também uma forma de manter na memória todos aqueles que, de uma forma ou de outra, representam a essência do Porto.

orostodoporto_siza

 

Saber mais em: http://portoby.livrarialello.pt

Sofia Araújo

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s